O Ministério da Saúde (MS) divulgou que o Acre registrou um notável aumento de mais de 8% no número de doadores de órgãos e tecidos em 2023. Destaque para os transplantes de fígado e córnea, impulsionando o Estado a sair de 37 doadores aptos em 2022 para 40 no último ano.
Esse crescimento supera a média nacional, que alcançou 5,6%, elevando de 9.943 para 10.495 o número total de doadores em todo o país. De acordo com os dados do MS, somente até setembro de 2023, o Acre realizou 15 transplantes, sendo 14 de fígado e um de córnea, considerado um tecido.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) complementa informando que, ao longo do ano, foram concretizadas 18 operações de transplante de fígado.
Destaca-se que o Acre é o único estado da região Norte que oferece transplante de fígado. Os números atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indicam que mais de 41,7 mil pessoas aguardam na fila de espera por transplantes em todo o país, sendo mais de 2,2 mil delas esperando por um transplante de fígado. Até setembro do ano passado, o Acre tinha 16 pessoas na fila de espera.