..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Criança de 8 meses que estava internada vítima de explosão no Juruá, morre em Rio Branco

Criança de 8 meses que estava internada vítima de explosão no Juruá, morre em Rio Branco

A pequena Iohana Silva, de apenas 8 meses de vida, foi mais uma vítima da explosão da embarcação no último dia 7 de junho, em Cruzeiro do Sul. Ela estava internada no Hospital da Criança em Rio e aguardava transferência para hospitais fora do Acre. Ela sofreu duas paradas cardiorrespiratórias.
O pai da menina segue internado. O estado dele é grave. A mãe da menina morreu esta semana. No começo da tarde, o governo do Estado divulgou uma nota informando a situação de todos os pacientes.
Confira:
NOTA

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), permanece solidário e mobilizado em prol das vítimas do acidente ocorrido em uma embarcação no Rio Juruá, na região do bairro Miritizal, na noite de sexta-feira (7), no município de Cruzeiro do Sul.

Uma das vítimas, Antônio José Oliveira da Silva, 33 anos, que se encontrava internado no Hospital João XXII, em Belo Horizonte, faleceu na madrugada deste sábado (15). A Coordenação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Sesacre e o Serviço de Assistência Social do Hospital João XXIII já estão mobilizados para viabilizar o traslado do corpo de Antônio José e a vinda do acompanhante.

Em Rio Branco, a menina Yohana, um bebê de 8 meses, que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, não resistiu aos ferimentos e também acabou falecendo às 11h30 deste sábado, após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias.
Seguem internados no João XXIII: Valdir Torquato da Silva, 51 anos; Francisco Luna dos Santos, 46 anos; José Ortenízio Souza da Conceição, 39 anos; Umberto da Conceição de Oliveira, 38 anos, e a criança P.V.F.S., de 4 anos.

A criança passou por dois procedimentos cirúrgicos, segue em tratamento de uma pneumonia desde a internação no Acre. Com boa evolução, o quadro clínico permanece estável.

O paciente Umberto da Conceição, que fez o primeiro procedimento para o tratamento das queimaduras, é o que apresenta melhora mais significativa.

Entre os adultos internados no João XXIII, um foi submetido à cirurgia nesta sexta-feira (14). Outras duas cirurgias estão programadas para sábado (15) e segunda-feira ( 17).
Em Brasília, os quatro pacientes, vítimas da explosão em barco no Rio Juruá, que se encontram internados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) apresentaram melhora e devem receber alta nos próximos dias.
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, permanecerá mobilizado para prestar a melhor assistência possível às vítimas e a seus familiares, reiterando o compromisso com a ética, o trabalho e o respeito aos cidadãos acreanos.

Todas as ações em apoio às vítimas estão ocorrendo desde os primeiros momentos do acidente, envolvendo o apoio do Corpo de Bombeiros e dos profissionais do Hospital Regional do Vale do Juruá, médicos, enfermeiros, técnicos e ainda dos municípios de Tarauacá, Feijó, Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, além de voluntários da sociedade civil que colaboraram prontamente com insumos médicos, hospitalares, medicamentos, atuando de forma voluntária, fora de seu horário de trabalho para auxiliar as vítimas.

Em ação articulada e colaborativa com a Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), Presidência da República, Força Aérea Brasileira, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e toda a Rede Integrada do Sistema Único de Saúde, o governo do Acre iniciou os procedimentos para o atendimento em centros especializados.

*Mônica Feres Kanaan Machado
Secretária de Estado de Saúde*