A cidade de Cruzeiro do Sul, a segunda maior do Acre, com população próxima de 100 mil habitantes, está há mais de 30 dias sem testar a população para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O número de internados aumenta mais a cada dia, mas os casos positivos estão estagnados.
Diante da situação, o secretário de Comunicação José Maria Freitas, informou durante o Programa Bom Dia Juruá, da TV Juruá, afiliada SBT na região, que a prefeitura está realizando os trâmites necessários para adquirir novas testagens para Covid-19.
Segundo o secretário, será realizada uma licitação, através de pregão eletrônico, onde os laboratórios locais poderão participar. O gestor destacou que mesmo que a responsabilidade pelo diagnóstico não seja exclusiva dos municípios, a intenção agora é realizar a testagem através de sorologia, e não mais de testes rápido.
“Hoje estamos em conversa com nossa secretária de saúde, estamos em processo de licitação, não mais de testes rápidos, pois alguns davam um falso negativo ou falso positivo, então o prefeito determinou que o setor de licitação e a secretaria de saúde fizesse uma licitação, um pregão eletrônico.
O objetivo é que o município possa oferecer até três mil testes mensais diretamente através dos laboratórios locais. “Os laboratórios daqui já estão credenciados a participarem da licitação. A ideia é fazer não apenas o teste rápido, mas a sorologia, para saber se a pessoa já pegou, se está imune”, explica.