Caso algum paciente, em Cruzeiro do Sul e região, precise de UTI/Covid, ele terá que ser transferido para Rio Branco. Isso porque não há mais vagas no hospital referência para o tratamento da doença no tocante a leitos de UTI. A informação é do Boletim de Assistência em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) desta segunda-feira (18).
Dos 10 leitos disponíveis pela rede pública, todos estão ocupados. Cruzeiro do Sul tem 21 pacientes internados em um dos 94 leitos de enfermaria existentes.
É possível observar no mapa descrito no Boletim, uma evolução rápida de pacientes com necessidade de internação em UTI/Covid em Cruzeiro do Sul. No dia 12 de janeiro, dos 10 leitos de UTI, apenas dois estavam ocupados. No dia dia 13 saltou para 3 pacientes. Dia 14 eram 4 e dia 15 voltou para 3. Mas, no dia 16, o número dobrou, 6 pacientes ocupavam um dos 10 leitos. Ontem, domingo, 8 pacientes necessitavam de UTI, esse número chegou a triste marca de 10 pessoas necessitando do atendimento especial, saturando o sistema.