Pelo menos sete casos de tuberculose foram diagnosticados em Cruzeiro do Sul nos três primeiros meses de 2019. Em 2018, o número de casos foi de 17. Os dados de 2019 assustam, pela escalada da doença na região.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul segue monitorando os casos e realizando campanha de conscientização a respeito da doença.
A coordenadora do Núcleo, que acompanha os casos de tuberculose no município, Clicia Araújo, disse que em parceria com outras entidades a Secretaria tem feito um trabalho de mapeamento das áreas afetadas pela doença.
“Esse mês nos estamos realizando conscientização da doença nos postos de saúde e estamos fazendo as buscas nas áreas e também em parceria com outras entidades”, disse Araújo.
O tratamento da tuberculose é oferecido pelo SUS. É importante frisar que, uma vez iniciado o tratamento, este não pode ser interrompido.
Entre os sintomas da tuberculose estão: cansaço excessivo, falta de ar, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, rouquidão, fraqueza e febre baixa. (Com informações do site juruaonline.net)