Mais uma vez o sistema de telefonia e internet em Cruzeiro do Sul sofreu um apagão. Na noite deste sábado (16) foram mais de seis horas sem o sistema, que caiu às 19h30 da noite e só foi reestabelecido por volta de 01h da madrugada deste domingo (17). A situação vem sendo recorrente, principalmente nos últimos meses.
Os prejuízos são inúmeros. Muitas empresas, principalmente as que estão atuando com delivery, em razão do isolamento social causado pelo coronavírus, relataram nas redes sociais o prejuízo por não conseguirem fazer as vendas, sendo que o único meio utilizado hoje é internet e ligações.
O estado do Acre é atendido em sua totalidade pela fibra óptica da OI, sendo essa usada aqui pelas empresas Vivo, Claro, Tim e pela própria OI. A fibra sai de Rio Branco para Cruzeiro do Sul, e quando há o rompimento, seja por questões criminosas, por questões naturais do tempo, algum acidente, ou qualquer fator, a queda do sistema ocorre em toda região. A Telemont é a empresa terceirizada responsável por reestabelecer o serviço. Em uma entrevista concedida na última semana, o promotor Iverson Bueno, responsável pelas causas do consumidor, explicou que o Ministério Público está abrindo procedimentos para investigar o problema que ocorre com frequência na região.
“Temos vários problemas aqui, ou o rompimento da fibra, ou de alguma placa de transmissão com defeito, por isso o Ministério Público está investigando isso. Passar informações para população no seguinte sentido: às vezes o problema é da operadora, as vezes são atos criminosos, e isso que o Minsitério Público tem que investigar, estamos abrindo um procedimento para apurar o que está acontecendo em relação a essas quedas contínuas, e muito tempo para o reestabelecimento da operação”, destacou o promotor.
Quando o problema na fibra óptica ocorre na área de Cruzeiro ao Gregório é de responsabilidade dos técnicos de Cruzeiro do Sul. Após essa área até 100 quilômetros depois de Tarauacá é responsabilidade da equipe deste município, e de lá para frente o reestabelecimento fica por conta dos técnicos de Sena Madureira.
“Onde for o rompimento, até a equipe chegar leva um tempo para recuperar o sinal, é obvio que a Anatel estabelece que esse sinal seja reestabelecido o quanto antes”, enfatizou o promotor.