..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

CUT do Acre volta a ser comandada pelo PT e Rosana sugere boicote do Sinteac

CUT do Acre volta a ser comandada pelo PT e Rosana sugere boicote do Sinteac

O ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, foi aclamado presidente estadual da CUT/Acre nesta sexta-feira, 22.

Edmar é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Ele era vice-presidente da professora Rosana Nascimento, que comandou a Central Única dos Trabalhadores durante 10 anos.

Após sair da presidência, Rosana informou ao Notícias da Hora que já planejava deixar a entidade. Ela também disse que foi convidada a compor com a chapa vencedora, porém não quis para se unir ao PT. A professora, que também é presidente do Sinteac, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, afirmou que a entidade não vai mais fazer repasses financeiros à CUT.

"Nós não vamos dar dinheiro dos trabalhadores ao PT. Eu saí porque não quis compor com o PT. A eleição foi um congresso do velório do PT e do PCdoB", diz.

Além do boicote financeiro, Rosana afirmou ainda que vai sugerir ao Sinteac desfiliação da Central Única dos Trabalhadores.

Nos bastidores da eleição, porém, há a informação de que Rosana se retirou do plenário revoltada porque não conseguiu montar uma chapa para concorrer à presidência.

Edmar foi aclamado presidente junto com um grupo formado pelos sindicatos de Trabalhadores Rurais de Assis Brasil, Plácido de Castro, Xapuri, Brasileia, Feijó, Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul, além da Federação de Trabalhadores em Agricultura do Acre, sindicatos dos Urbanitários, Correios, Bancários, dos Agentes de Endemias, Frentistas, dos Servidores Públicos Federais e parte do Sinteac.

A nova direção da Cut tem neste momento como desafio a reforma da Previdência estadual que deve ser votada na Assembleia Legislativa do Acre na terça-feira, 26.