..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Defensoria Pública do Acre bate novo recorde com mais de 155 mil atendimentos em 2024

Defensoria Pública do Acre bate novo recorde com mais de 155 mil atendimentos em 2024

Com a Carreta da Defensoria, inauguração de novas unidades na capital Rio Branco e no interior, além da ampliação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDJus), a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) alcançou novo recorde com 155.863 atendimentos em 2024. Em 2023 foram pouco mais de 127 mil registros no sistema que acompanha em tempo real o desempenho da instituição.

Com a posse de 11 novas defensoras e defensores públicos, que vão reforçar time da Defensoria Pública nos municípios do interior a partir de 2025, a previsão é de que esse recorde seja superado ano a ano.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, destacou que o ano de 2024 já iniciou com a nova estrutura no atendimento na unidade da Avenida Antônio da Rocha Viana, a sede administrativa, proporcionando mais conforto e privacidade aos usuários da área Cível. “O atendimento foi otimizado também com a inauguração da unidade Jardim de Alah, reorganizando o atendimento da área Criminal”, disse.

A unidade fica na Rua Fátima Maia, Nº 150, no bairro Jardim de Alah, próximo ao Centro Universitário Uninorte e à Cidade da Justiça. Foto: Bruno Medim DICOM DPE

A unidade da Defensoria Pública em Cruzeiro do Sul foi inaugurada e a população de Sena Madureira ganhou uma unidade modelo, construída dentro do padrão que o trabalho da DPE exige. O ano encerra também com a obra da unidade de Plácido de Castro finalizada, com inauguração marcada para janeiro de 2025.

Nova unidade da Defensoria Pública em Sena Madureira. Foto: Marcus Ramom Dicom DPE

O programa Defensoria Itinerante alcançou mais comunidades, especialmente em terras indígenas, dentro de áreas de floresta e comunidades distantes dos centros urbanos. Os programas Rede Humanizada de Meninas e Meninos (Rhuamm), bem como o Defensores do Futuro, alcançaram novos públicos e foram reconhecidos nacionalmente.

Atendimento ao povo indígena Puyanama em Mâncio Lima.  Foto: Felícia Lanay Dicom 

A defensora-geral falou com entusiasmo sobre as quatro cartilhas educativas lançadas neste ano. Uma reedição da “cartilha dos direitos das pessoas com autismo” e lançamento da Coleção “Cidadania e Direitos - Povos Indígenas”, “Proteção nas Escolas” e “Proteção de Dados”.

Como destaque de 2024 também, a instituição executou o Projeto Dignidade no Cárcere, com assessoria jurídica, psicólogos e assistentes sociais em todas as unidades prisionais do estado. “E neste ano recebemos importantes premiações. Alcançamos o 1º lugar no prêmio nacional de Inovação Judiciário Exponencial, fomos agraciados com o selo Esperança Garcia por atitudes antirracistas e ainda fomos contemplados com o Prêmio Bacurau de Direitos Humanos”, comentou Simone Santiago.

A Defensoria Pública do Acre recebeu o Selo Esperança Garcia por adotar cotas raciais e para pessoas com deficiência em seus concursos públicos. Foto: Dicom.