A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), lançou nesta segunda-feira, 19, a Unidade de Atendimento no município de Manoel Urbano, visando ampliar e fortalecer os serviços da instituição também no interior do estado. O espaço já está funcionando, das 7h às 12h, numa sala dentro da Casa de Apoio ao Produtor Rural.
A defensora-geral, Simone Santiago, a coordenadora Cível Thais Araújo e o defensor público que atua na unidade de Manoel Urbano, André Espíndola, prestigiaram a cerimônia, representando a DPE/AC.
“Esse lançamento marca mais um importante avanço na missão da Defensoria Pública em levar atendimento e garantir o acesso à justiça nos municípios do interior do Acre. Nossa instituição tem buscado estar cada vez mais perto da população que mais precisa. Agradeço a Prefeitura de Manoel Urbano e a todas e todos que contribuíram para tornar esse projeto possível”, destacou a defensora pública geral, Simone Santiago.
A implementação da unidade da DPE/AC, que oportuniza a prestação de assistência jurídica à comunidade recebeu o apoio da prefeitura, que cedeu um espaço dentro da Casa de Apoio ao Produtor Rural, localizado na Rua Valério Caldas de Magalhães, 839, Centro.
A sala já está em funcionamento e terá a assessora Neldilene Carvalho como responsável pelo atendimento. A primeira assistida da nova unidade foi Sandra Dias, que disse ter sido surpreendida positivamente com a inauguração. “Eu tô muito alegre, muito satisfeita que agora a Defensoria veio pra cá. Foi uma surpresa, agora, posso resolver meus assuntos. Fui bem recebida por toda essa equipe, muito obrigada”, ressaltou.
O prefeito de Manoel Urbano, Toscano Velozo, falou sobre a importância da presença da DPE/AC no município. “Quero agradecer a presença da Defensoria no nosso município, principalmente por entender que as pessoas precisam muito desse serviço. Hoje, nossa maior felicidade é saber que mesmo quem mora em locais distantes, pode receber esse serviço público e de qualidade, sem precisar se deslocar".
Também estiveram presentes o diretor da Secretaria Criminal do Fórum, Anderson Eufranckylle Lima Araújo, os vereadores Raimundo Cipriano de Oliveira, Célio Roberto Vaz, Antônio Messias Nunes Cardeal, Valdecino Queiroz de Menezes, Alberto Ferreira Bezerra e ainda, o Presidente da Câmara, Francisco Charlinton Brandão de Souza, que participou da mesa de honra e colaborou com a articulação para a implementação da Unidade da Defensoria.