..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidades do Acre ocasionada pela estiagem severa

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidades do Acre ocasionada pela estiagem severa

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, reconheceu a situação de emergência, decretada pelo governador Gladson Cameli, em decorrência da seca extrema que atinge o Acre. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e abrange 21 municípios, com exceção de Rio Branco, apenas.

Em julho deste ano, o governador Gladson Cameli publicou o decreto nº 11.525, reconhecendo a seca. A norma publicada no dia 30 de julho reconhece a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água. A escassez de chuvas no primeiro semestre de 2024 resultou na redução significativa do nível dos rios acreanos, impactando o abastecimento hídrico, a agricultura e a pecuária.

Diversas comunidades já estão sendo abastecidas por carros-pipa, e há o risco de isolamento de municípios e aldeias indígenas devido à baixa navegabilidade dos rios. A situação também afeta o abastecimento de medicamentos e insumos nos hospitais e postos médicos, além de representar riscos de prejuízo pedagógico e insegurança alimentar para os estudantes da rede pública.

O governo estadual, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, está articulando ações de socorro e assistência às comunidades afetadas, além de autorizar despesas para a instalação e manutenção de abrigos e fornecimento de insumos. O decreto tem validade de 180 dias, com possibilidade de prorrogação caso a situação se agrave.