Por meio do projeto Samaúma, o delegado Pedro Paulo Buzolin entregou durante a Semana Santa 1.300 ovos de Páscoa a crianças que moram na região do Juruá.
O projeto surgiu, segundo o delegado, após uma missão policial em Marechal Taumaturgo. Na região, ele conheceu de perto a realidade de quem mora em um lugar de difícil acesso.
Os ovos de Páscoa são de produção caseira e o nome do projeto remete a uma espécie de árvore bastante famosa na amazônia: a Samaúma.
“Nós começamos a produção aqui em casa. Um casal de vizinhos abraçou a ideia e comecei a solicitar as doações. O pessoal foi ajudando e aí criamos o nome Projeto Samaúma, uma vez que a uma árvore guia da floresta Amazônica, uma árvore que, por ter raízes muito profundas, consegue extrair a água. No verão, ela extrai a água das profundezas e traz para a superfície para distribuir para as outras plantas.”
O projeto já alcançou famílias de diferentes regiões do Acre em ações de Natal e do Dia das Crianças.
“Na primeira edição fizemos 1.000 ovos de Páscoa que foram distribuídos aqui no Purus. Esse ano fizemos mais de 1.500. Alguns já foram distribuídos no Purus, no rio Juruá, no Vale do Juruá e no rio Tarauacá. É um projeto que vem crescendo. O nosso exemplo também é uma ação. No Dia das Crianças, fizemos a ação no Natal, junto com diversos colaboradores”, conta o delegado.