..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Delegado Emylson Farias fala sobre golpes na internet e as precauções para evitar cair nas armadilhas do crime

Delegado Emylson Farias fala sobre golpes na internet e as precauções para evitar cair nas armadilhas do crime

O delegado de Polícia Civil, Emylson Farias, que atualmente é o delegado responsável pela Delegacia Central de Flagrantes (Defla), foi o meu convidado no podcast Conversa Franca desta segunda-feira,21.

Há 20 anos como delegado de Polícia, Emylson Farias que é natural de Xapuri, contou um pouco de sua trajetória enquanto estudante e como ingressou em um dos cargos mais disputados do Brasil, o de delegado de Polícia.

Durante o podcast, Emylson comentou sobre alguns golpes que estão sendo praticados com frequências aqui no estado, entre eles: o golpe do amor virtual, venda fácil, golpe do falso emprego e o golpe do anúncio duplicado.

O delegado chamou atenção durante o podcast para o golpe “sextorsão”, que faz com que as vítimas se submetam a situações constrangedoras ao cair no golpe. A autoridade policial contou um fato verídico que aconteceu dias atrás.

“Veja esse caso que aconteceu na delegacia. A pessoa que foi vítima, ela chegou em uma situação de desespero completo. Mais uma vez começa daquela forma: o golpista cria perfis falsos em redes sociais e sites de relacionamentos. Esse perfis podem ser tanto de homem como de mulher. O que eu disse anteriormente, ele faz uma solicitação de amizade, a vítima aceita e começam a conversar por meio de mensagens de áudios. Depois se estabelece um grau de confiança com a vítima. Por vezes, ele [golpista] alega ser estrangeiro e diz que serve o Exército ou é empresário. Enfim, toda uma engenharia social com o objetivo de satisfazer o interesse dele que é levar vantagem. O golpista começa a paquerar a vítima, ele faz juras de amor. Normalmente a vítima é maior idade e o que ele coloca não é a imagem dele é de um rapaz mais jovem atraente, então ele começa com aqueles gracejos pois o golpista é esperto. Quem é a vítima, ela nunca enxerga o golpista. Ele sempre dá um jeito de não aparecer. E quando a vítima liga pra ele com videochamada, ele não aparece e ele vai levando essa situação. Daqui a pouco ele manda a enviar nudes. Ele envia também. E começa então a intimidade: troca fotos e vídeos sensuais e com roupas íntimas. E aí depois essas imagens de fotos e vídeos normalmente são de outra pessoa como eu disse. Aí o golpista ele começa a enviar também fotos e vídeos para a vítima fazendo entender que é dele: então se masturbando e a vítima vai nesse galante e a coisa demora meses, que a vítima começa a mandar lamentavelmente fotos íntimas dela. Esse é o golpe”.

Emylson também comentou sobre ter assumido recentemente a presidência do PDT no Acre. Ele comentou quais os seus planos para este ano de 2022, ano eleitoral. Assista isso é muito mais através do link do YouTube.