Alerta ambiental!
O jornalista Altino Machado publicou em suas redes sociais um alerta ambiental alertando o poder público e a sociedade acreana sobre "problemas agudos de abastecimento de água, de ondas de calor e de queimadas acidentais em áreas agrícolas e incêndios florestais. Os últimos resultariam em altos níveis de fumaça que têm implicações sérias para saúde humana e ambiental".
O alerta é parte de uma carta assinada por 13 pesquisadores da região Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia) - MAP. O documento alerta sobre chuvas abaixo do normal e temperaturas acima do normal para os próximos três a cinco meses na tríplice fronteira.
"O miniMAP trinacional de Gestão de Risco e Defesa Civil alerta que as previsões de clima emitidas pelos International Research Institute for Climate and Society – IRI e pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo - ECMWF (ver anexo) para a região Madre de Dios, Peru – Acre, Brasil – Pando, Bolívia (MAP) indicam chuvas abaixo do normal e temperaturas acima do normal para os próximos três a cinco meses. Se o clima regional seguir estas previsões, antecipamos problemas agudos de abastecimento de água, de ondas de calor e de queimadas acidentais em áreas agrícolas e incêndios florestais. Os últimos resultariam em altos níveis de fumaça que têm implicações sérias para saúde humana e ambiental.
No trecho de sua publicação, é listado algumas recomendações para que se adote as seguintes ações:
1) Preparar e implementar planos de contingência para abastecimento de água para comunidades humanas e atividades agropecuárias, levando em conta a importância de manter ecossistemas aquáticos.
2) Preparar e implementar planos de contingência para identificar e controlar queimadas acidentais e provocadas e para apagar rapidamente incêndios iniciantes em florestas antes de sua propagação.
3) Preparar e implementar planos de contingência para reduzir os impactos de ondas de calor em populações vulneráveis como idosas e de crianças e nas atividades agropecuárias.
4) Que as sociedades e instituições públicas monitorem a qualidade do ar através de dados de redes locais e de satélites para implementar medidas de redução do impacto de fumaça na saúde humana e ambiental.
Sem outro particular e agradecendo a sua atenção, os abaixo-assinados da Iniciativa trinacional MAP se despedem atentamente", relata.
Altino Machado destaca que o documento é assinado por especialista e pesquisadores de renome nacional e internacional. A saber:Irving Foster Brown, Guillermo Rioja Ballivián, Vera Reis Brown, Mercedes Perales Yábar
Gislene Salvatierra da Silva, Juan Fernando Reyes, Elizabeth Cordova, Mariano Castro SM, Elizabeth Ponz, David Orlando Gonzalez Gamarra, Ernesto Roca Ramos, Ronald Rojas Villalobos, Denisse Garcia Rodriguez e George Luiz Pereira Santo.