O cenário de endividamento no Brasil atinge níveis preocupantes! De acordo com o relatório "Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência", oito em cada dez brasileiros enfrentam dívidas, sendo um terço delas em atraso.
Em busca de reverter essa realidade e proporcionar a regularização do "nome sujo", o governo federal estabeleceu uma parceria estratégica com a Serasa, visando ampliar o acesso dos endividados ao programa.
O objetivo central da parceria é maximizar a abrangência do Programa Desenrola. Atualmente, a plataforma da Serasa conta com 88 milhões de cadastrados, sendo cerca de 26 milhões usuários ativos.
O Desenrola, lançado em outubro de 2023, tem como propósito auxiliar aproximadamente 70 milhões de brasileiros com o nome negativado a regularizarem sua situação financeira.
Através desse programa, dívidas diversas, como as relacionadas a cartão de crédito, contas de luz, água, além de débitos com o comércio e bancos, podem ser negociadas. Para aderir, é necessário possuir renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos ou estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
A adesão pelo canal da Serasa requer o download do aplicativo ou o acesso ao site, onde o usuário realiza o login com CPF e senha. No ambiente digital da Serasa, a aba de renegociação do Desenrola já está disponível, direcionando o usuário para a plataforma Desenrola Brasil, acessada pelo gov.br.
O prazo para aderir ao programa encerra no dia 31 de março.