O programa Desenrola Fies, que oferece descontos substanciais na renegociação das dívidas dos estudantes que utilizaram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estendeu o prazo de adesão em três meses.
Agora, os interessados têm até o dia 31 de agosto.para aproveitar os benefícios.
A decisão de prorrogar o prazo foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na quarta-feira, 29. O contexto de calamidade pública no Rio Grande do Sul, com inúmeros relatos de estudantes que perderam documentos e bens devido a alagamentos, foi determinante para mudança da data.
Desde seu lançamento, em novembro de 2023, o Desenrola Fies já beneficiou aproximadamente 283.577 pessoas, renegociando mais de R$13 bilhões em dívidas.
Para participar da renegociação, os estudantes devem procurar agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BB). A iniciativa é válida para contratos firmados até o final de 2017 e com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023.
Aqueles que possuem dívidas vencidas e não pagas há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que estão inscritos no CadÚnico ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, podem usufruir de descontos de até 99% do valor consolidado da dívida, incluindo o principal, no caso de pagamento à vista.