..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Desmatamento: Acre registra alta na devastação da floresta, alerta Imazon

Desmatamento: Acre registra alta na devastação da floresta, alerta Imazon

O Acre registrou uma alta no desmatamento em 2023, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Em março, o Estado apresentou um aumento de 71% no desmatamento em relação ao mesmo período do ano passado.

O percentual negativo fez com que o Acre fizesse parte dos oito Estados da Amazônia Legal que apresentaram aumento na devastação da floresta em março, com exceção do Amapá.

Em março, oito dos nove estados que compõem a Amazônia Legal apresentaram aumento no desmatamento, com exceção do Amapá.

De acordo com monitoramento feito por satélite do Imazon, foram derrubados 867 km² nos três primeiros meses deste ano; área que equivale a perda de quase mil campos de futebol, por dia, de mata nativa.

A destruição só não foi maior do que a registrada em 2021, quando foram postos abaixo 1.185 km² de floresta de janeiro a março.

O Imazon alerta que o primeiro trimestre de 2023 fechou com a segunda maior área desmatada em pelo menos 16 anos em toda região Norte, o que demonstra a urgência de ações efetivas para frear a destruição da floresta.

"Os governos federal e dos e estados precisam agir em conjunto para evitar que a devastação siga avançando, principalmente em áreas protegidas e florestas públicas não destinadas. Será preciso também não deixar impune os casos de desmatamentos ilegais e apropriação de terras públicas”, enfatizou o pesquisador Carlos Souza Jr., do Imazon.