Um total de 10 bebês foi entregue voluntariamente para adoção pelas próprias mães, segundo dados do Tribunal de Justiça do Acre. O número está em um relatório produzido pelo projeto Entrega Responsável, que visa garantir o direito à crianças e adolescentes à uma vida saudável e convivência familiar.
Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, foram registrados três casos de doação de crianças, sendo um em 2017, um em 2018 e outro em 2020. No lançamento do Projeto, ocorrido no final de 2019, a desembargadora coordenadora do projeto Regina Ferrari, enfatizou a importância da proteção infantil desde o nascimento da criança.
“Todos ficamos chocados quando vemos notícias de criança achada no lixo, ou pior, um bebê morto encontrado no lixo. Não podemos ignorar esse tipo de realidade, a proteção infantil se defronta com muitas situações de vulnerabilidade. Conhecendo sobre a entrega responsável daremos oportunidade para mulheres terem apoio e tomem as decisões da melhor forma possível”, explicou a desembargadora.