..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Dirigentes de cooperativas da agricultura familiar visitam espaço que será cedido pela SPU para ser a sede da Central

Dirigentes de cooperativas da agricultura familiar visitam espaço que será cedido pela SPU para ser a sede da Central

O Sistema OCB e a Superintendência do Patrimônio da União no Acre (SPU) seguem com as tratativas e busca por um espaço físico adequado para ser a sede da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre.

Neste sentido, o presidente e o superintendente do Sistema OCB, Valdemiro Rocha e Rodrigo Forneck, junto com o superintendente da SPU, Tiago Mourão, dirigentes de cooperativas que farão parte da Central e o vereador eleito, André Kamai, visitaram um dos espaços disponibilizados pela SPU no Acre que poderá abrigar a Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado ao lado do Parque de Exposições Wildy Viana.

A constituição de uma Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no estado tem como objetivo fortalecer e estruturar a rede para o trabalho sistêmico, com vistas a cooperação estratégica para beneficiar as organizações participantes, os agricultores familiares e extrativistas, articulando produção, comercialização e crédito, promovendo a sustentabilidade.

WhatsApp_Image_2024-10-24_at_10.39.32.jpeg

O presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, que coordena os trabalhos e as tratativas para a constituição da Central, destaca a importância desse processo para o fortalecimento do cooperativismo, da agricultura familiar e economia solidária no estado.

“A central é uma forma de organização que vai fazer as cooperativas crescerem e se fortalecerem, é a união de esforços que pode ajudar a todos, temos bons exemplos aqui no Acre com a Cooperacre, com as cooperativas de crédito, que se juntaram e ficaram ainda mais fortes, prestando um serviço cada vez melhor para a sociedade, é chegada a hora de darmos esse importante passo que vai fortalecer o cooperativismo, a agricultura familiar e a economia solidária em nosso estado”, disse.

Valdemiro Rocha aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com a SPU para que a Central já inicie sua atuação com uma sede em boas condições de atender os produtores rurais.

WhatsApp_Image_2024-10-24_at_10.39.31.jpeg

“O Tiago Mourão tem sido um parceiro importante no processo de constituição da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, esteve com gente desde o início desse processo e agora não tem medido esforços para que encontremos o melhor espaço para a sede, por meio da cessão de imóvel da União”, disse.

O superintendente da SPU, Tiago Mourão, reafirmou o compromisso em apoiar projetos como este, expressando confiança de que o imóvel cedido trará benefícios significativos para a comunidade como um todo. "É uma grande satisfação colaborar com a estruturação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar, trabalho este fundamental para o progresso econômico, gerando renda para as famílias e mais oportunidades de trabalho. A Superintendência do Patrimônio da União segue firme com o compromisso de apoiar projetos como este, tenho convicção que o imóvel será muito bem aproveitado e de grande impacto para a sociedade", pontuou.

Após a visita, os dirigentes de cooperativas aprovaram o espaço apresentado pela SPU e como próximo passo darão prosseguimento aos trâmites administrativos para a cessão do imóvel. A Central das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Acre deverá ser constituída formalmente até meados de novembro deste ano e terá inicialmente cerca de oito cooperativas filiadas.