A 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será realizada presencialmente na cidade histórica, entre os dias 22 e 27 de junho e é o único festival de cinema brasileiro dedicado a tratar o audiovisual como patrimônio e a oferecer uma estrutura de programação focada em três eixos temático: preservação, história e educação. Nesta edição, dois documentários do Acre foram selecionados para serem exibidos durante o evento. Um é “Desterro Guarani” (2011) dos diretores Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patricia Ferreira), Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, com exibição marcada para a Sessão de Curtas na Mostra Homenagem no dia 24 de junho (sexta-feira), às 17h. O outro é “Já me Transformei em Imagem”, de Zezinho Yube, que será exibido na Sessão de Médias, na Mostra Histórica, no dia 24 de junho (sexta-feira), às 18h30.
Serão seis dias de programação intensa e gratuita na CineOP com todas as manifestações da arte e o público podendo novamente assistir aos filmes na sala de cinema e na praça, participar de debates, masterclasses internacionais, rodas de conversas, oficinas, Mostrinha, sessões de cine-escola, lançamento de livros, exposição, atrações artísticas e várias outras atividades em dois espaços – Centro de Artes e Convenções e a Praça Tiradentes, sempre com entrada gratuita.
As equipes de curadoria propuseram a temática geral “Preservar, transformar, persistir”, que vai permear as ações ao longo de toda a mostra. Entre as ideias está a de dar visibilidade a produções realizadas por cineastas indígenas, seus processos de realização, seus tipos de cinema, memórias, cotidianos, desafios e aprendizados e a reforçar a importância da memória como perspectiva para o futuro e um desafio à preservação.
“A CineOP cumpre mais uma vez seu papel de atuar pela salvaguarda do imenso patrimônio audiovisual brasileiro e reafirma a importância de dar continuidade aos encontros anuais presenciais para fortalecer o setor audiovisual em diálogo com a educação e continuar florescendo para preservar nossa história, criar pontes e conexões, desvendar obras e talentos, olhares e diversidade em meio à multiplicação de telas e inovações interativas", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.
Informações sobre os filmes
“Desterro Guarani”
Documentário | Colorido | Digital | 38 min | 2011 | AC
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patricia Ferreira), Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho
Exibição durante a Mostra: Sessão de Curtas na Mostra Homenagem no dia 24 de junho (sexta-feira), às 17h
Sinopse: Ariel Ortega faz uma reflexão sobre o processo histórico do contato dos Mbya-Guarani com os colonizadores, e tenta entender como seu povo foi destituído de suas terras.
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patricia Ferreira), Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho
Imagens e Som Direto: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy (Patricia Ferreira)
Fotografia: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho
“Já me Transformei em imagem”
Documentário | Colorido | Digital | 32 min | 2008 | AC
Direção: Zezinho Yube
Classificação: Livre
Exibição durante a Mostra: Sessão de Médias na Mostra Histórica no dia 24 de junho (sexta-feira), às 18h30
Sinopse: Comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores dos filmes e por seus personagens. Do tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até o trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontro vividos pelos Hunikuins.Etnia: Huni Kuin (Kaxinawá)
Edição: Ernesto de Carvalho
Realização: Vídeo nas Aldeias
A programação completa da 17ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com todos os filmes, informações, datas de exibição e outros destaques está disponível no site www.cineop.com.br
SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO DA 17ª CINEOP
Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
ABERTURA OFICIAL
EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
MOSTRINHA
MOSTRA VALORES
SESSÕES CINE-ESCOLA
17o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIV FÓRUM DA REDE KINO
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
OFICINAS
MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
PERFORMANCE AUDIOVISUAL
EXPOSIÇÃO
LANÇAMENTO DE LIVRO
CORTEJO DA ARTE
SHOWS
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
No YouTube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
FOTOS - https://www.flickr.com/photos/ universoproducao/
SERVIÇO
17ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online
WWW.CINEOP.COM.BR
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Patrocínio: Cedro Mineração
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Universo Cultural, Casa da Mostra
Apoio institucional: Fundo Estadual de Cultura | Governo de Minas Gerais
Apoio: Parque Metalúrgico Augusto Barbosa e Café 3 Corações
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal, Pátria Amada Brasil