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Economia: Turismo cresceu 10% no Acre nos últimos meses

Economia: Turismo cresceu 10% no Acre nos últimos meses

O turismo no Acre cresceu 10,5% nos último 12 meses, segundo dados parciais do Anuário Estatístico de Turismo, publicado pelo Ministério do Turismo. A maioria dos turistas que visitaram o estado brasileiro são peruanos e bolivianos. Os registros são feitos na passagem de turistas no posto de imigração nas fronteiras.

Além da culinária regional acreana, os estrangeiros tem como preferência viver experiências com o conhecido chá da “ayahuasca”, consumido em igrejas e seitas religiosas que atuam no Acre. O chá tem efeito alucinógeno, segundo consumidores que participam dos rituais.

Com a melhora nos resultados, mostrados pelo anuário, o Ministério do Turismo resolveu colocar Rio Branco dentro do programa Investe Turismo. A Capital se juntará a outras 29 rotas espalhadas por todo o país, que receberão investimentos na ordem de R$ 200 milhões.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, destacou as potencialidades do estado. “A gente tem um governo que está voltado para a melhoria do ambiente de negócios e isso torna-se muito favorável para o empreendedorismo, para atração de investimento. Mas o fundamental é a gente tentar trabalhar para mudar e desenvolver a região", destacou.

A secretária Estadual de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, ressaltou a importância do turismo para a cidade. “O turismo é o único setor que movimenta 53 setores da economia. O fato de recebermos gente na nossa cidade e no nosso estado pode gerar emprego e renda, fazer a grana circular, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, celebrou.

AÇÕES – A rota “Visite Rio Branco" receberá um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.