A intensa chuva que iniciou no final da tarde de quarta-feira, 3 e atingiu a capital acreana, Rio Branco, até às 11:30h desta quinta-feira, 4, manteve a Defesa Civil municipal em alerta máximo realizando vistorias periódicas nos igarapés que cortam a cidade.
De acordo com o Coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, a forte chuva fez com que os leitos dos mananciais elevassem rapidamente, mas como estavam com o nível bem baixo não houve transbordamento. Falcão disse ainda que os igarapés estão em monitoramento e que a Defesa Civil tem planos e medidas a serem adotadas ao menor sinal de enxurrada.
“Neste momento os igarapés estão dentro de sua calha. Ontem no período mais intenso da chuva eles ficaram bem cheios, mas se mantiveram dentro da normalidade, do esperado, mas, os igarapés tem picos, sobe e desce rapidamente e por isso realizamos vistorias por volta das 2h da madrugada, hoje já realizamos nova vistoria, especialmente no Igarapé Batista. No momento em que a chuva iniciou, ontem, os níveis estavam muito baixos, se estivem mais elevados teríamos problemas agora. Os níveis retraíram, mas continuamos com muita chuva e com isso pode aumentar o nível a qualquer momento, então esperamos que a chuva seja amena para que não tenhamos problemas com os igarapés”, explicou Falcão.