..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Em Brasileia, governo do Acre realiza mutirão de cirurgias eletivas

Em Brasileia, governo do Acre realiza mutirão de cirurgias eletivas

Abertura será realizada em Brasileia, de 4 a 6 de março. Recurso é proveniente de emenda parlamentar

Dando seguimento ao planejamento de cirurgias eletivas, realizado antes mesmo do início da pandemia de covid-19, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste sábado, 5, em Brasileia, a abertura do planejamento semestral de cirurgias eletivas.

Com previsão para 40 cirurgias de hérnia e vesícula, os procedimentos serão realizados no Hospital Regional do Alto Acre. Os pacientes, no último final de semana, já realizaram as consultas necessárias e o risco cirúrgico, feito antes de toda e qualquer cirurgia, o qual visa avaliar o estado de saúde do paciente no período pré-operatório.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às cirurgias eletivas em todas as regionais do estado, proporcionando melhor qualidade de vida e reduzindo as filas de espera”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

Serão realizados os atendimentos de ambulatório, pré-cirúrgicos e riscos cirúrgicos de todos os pacientes em fila de espera para cirurgias eletivas, nos municípios de referência das regionais, nas seguintes unidades: Hospital Regional do Acre, em Brasileia; Fundação Hospitalar, em Rio Branco; Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard; Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira; Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá; Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul; e Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.

Estão previstas cerca de 1,2 mil cirurgias durante toda a programação, nas três regionais de Saúde, das seguintes especialidades: ginecologia, cirurgia-geral, urologia, cabeça e pescoço, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, pediatria, dentre outras.

“Com a realização desses procedimentos nas suas regionais, esses pacientes ficarão mais tranquilos, uma vez que estarão mais próximos de suas casas, a exemplo dos pacientes de Xapuri e Assis Brasil que irão realizar as cirurgias em Brasileia”, pontuou o gerente-geral do Hospital Regional do Alto Acre, Janildo Moraes.