A secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano reuniu a imprensa em coletiva na manhã desta quarta-feira, 8, para falar sobre as mortes de crianças ocasionadas pela Síndrome Respiratória Aguda.
De acordo com Paula Mariano, em menos de dois meses ocorreram 9 mortes, sendo quatro destas nos primeiros oito dias de junho, média de uma morte a cada dois dias. A secretária destacou ainda que mais da metade das vítimas sofria de outras comorbidades.
"É lamentável o que aconteceu, mas quero ressaltar que todas as crianças receberam atendimento médico especializado e os óbitos em sua maioria ocorreram em decorrência de outras comorbidades", revelou.
Sobre os leitos, Paula Mariano destacou que 10 leitos semi-intensivos foram abertos no Hospital da Criança, unidade hospitalar especializada em atendimento de crianças. No Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foram abertos 16 leitos de enfermaria para atender casos da doença.
"No Hospital da Criança temos 48 leitos de enfermaria, nove leitos de UTI e criamos mais 10 leitos semi-intensivos para atender a demanda", explicou Mariano.
A secretária disse ainda que é preciso que os pais redobrem os cuidados com as crianças.
"Aquelas crianças que já usam máscaras é necessário que continuem usando, as crianças que apresentarem sintomas gripais procurar o serviço de saúde de imediato, ingerir muito líquido além da higienização das mãos, além de.outros cuidados adotados para cuidados em caso degripes e resfriados", finalizou.