Com apoio do prefeito de Jordão, Élson Farias (PCdoB) e articulação dos deputados Jesus Sérgio (PDT) e Janilson Leite (PCdoB), uma comitiva formada por vereadores estiveram na capital acreana em busca de soluções para os jordanenses nas áreas de Segurança Pública, educação, ramais, saneamento básico, obras, Depasa e a continuação do Programa Luz Para Todos.
A comitiva formada pelos vereadores Roberto Rodrigues (PCdoB), Deodato Kaxinawá (PDT), Oricélio Farias (PSDB), João Alves (MDB) e Ederlândio Dias (PCdoB) e a presidente da Câmara de vereadores de Jordão, Meire Sérgio (PCdoB). Eles estiveram reunidos com o secretário da SEINFRA, Tiago Caetano, para tratar sobre as obras do Programa Ruas do Povo, Depasa, Esgotamento Sanitário, Aeródromo de Jordão, entre outras reivindicações. O gestor informou que estará dando os encaminhamentos quanto às demandas de interesse da população jordanense.
Em seguida, os vereadores estiveram reunidos com o coordenador do Programa Luz Para Todos no Acre, Jader Vonney Rodrigues. Os vereadores apresentaram a situação do Luz Para Todos, que encontra-se paralisado em Jordão. Acompanhou a reunião, o deputado federal Jesus Sérgio que apresentou propostas viáveis para solucionar o problema tanto na esfera Estadual/Municipal, quanto na esfera Federal.
Na agenda com o secretário Estadual de Segurança Pública, Paulo Cézar, os vereadores apresentaram a difícil situação, que se arrasta por anos: somente um policial para atender toda demanda da cidade.
Os vereadores convidaram o secretário de Segurança para uma audiência pública. A proposta é levar o gestor até Jordão para que conheça a necessidade do munícipio e receba da população as principais reinvindicações.
Na pauta, os vereadores solicitaram ainda o aumento do efetivo da Polícia Militar. Em resposta, o secretário garantiu que fará o possível para atender as reivindicações e, assegurou o aumento do efetivo policial, de um para três agentes de Polícia Civil. O gestor pediu um prazo de 30 dias para dá prosseguimentos as demais demandas.
O secretário de Segurança sugeriu ainda a capacitação de pacificadores para atuarem nas comunidades indígenas. Segundo o gestor, a proposta é ofertar capacitação técnica, treinamento de segurança e noções de primeiros socorros, com a orientação da Defesa Civil.
A comitiva segue na capital, e na segunda-feira, 1º de abril, dará continuidade as reuniões para tratar sobre ações voltadas para o setor da Educação e Saúde em Jordão.