Há mais de dois meses sem conseguir retirar seus medicamentos na Farmácia Popular, a usuária desse serviço, Maria Matos Carvalho, de 70 anos, reclama ter que tirar do próprio bolso valor da medicação que precisa tomar há cerca de 20 anos.
“Tive que ir em outra farmácia para comprar, paguei 20 reais na caixa do remédio e esse dinheiro faz falta” desabafou a usuária do SUS em entrevista á TV Juruá, afiliada do SBT na cidade acreana.
Questionada sobre a situação da farmácia, a Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul disse que a licitação com a nova empresa já está sendo providenciada. "Por muito tempo mantemos as compras de medicamentos em dia, dando assistência aos hipertensos e diabéticos”, disse em nota.
Segundo a pasta, a culpa da falta de medicamentos é de uma investigação deflagrada pela Polícia Federal, que prejudicou o contrato com uma das empresas que entregavam para a cidade, inviabilizando que os medicamentos fossem colocados nas prateleiras da farmácia pública.
“Infelizmente durante a pandemia tivemos alguns contratempos, pois os órgãos fiscalizadores fizeram uma investigação da empresa que fornece os medicamentos. Portanto a secretaria precisou parar de comprar nessa empresa para colaborar com as fiscalizações, sendo assim estão faltando algumas medicações", explica a nota.