Em um momento em que autoridades de saúde pedem para que as pessoas tomem todo cuidado com os riscos de contaminação por covid-19, o Bar e Espetaria Tardezinha, em Rio Branco, dá um péssimo exemplo. O estabelecimento ficou abarrotado de pessoas nesta sexta-feira (21), à noite, que foram ao local atraídas por promoções de chopp, petiscos e a live de uma cantora.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o espaço com pessoas dançando e curtindo sem a mínima preocupação, exatamente na semana em que o Acre voltou a registrar picos de contaminação por covid-19. Somente nas últimas 24 horas foram 328 casos. Em cinco meses o estado registrou 23.665 pessoas contaminadas e 598 mortes doença.
Bares e restaurantes, como é o caso do Tardezinha, estavam fechados desde março por força de um decreto de isolamento.
No último dia cinco, esses estabelecimentos foram liberados após o Estado atingir a faixa amarela de classificação de risco. O funcionamento desses ambientes, porém, é permitido, mas com restrições, o que não é seguido pelo Tardezinha.
O proprietário da empresa não foi encontrado para falar sobre o assunto. Após um dia todo de repercussão do caso, o Tardezinha ainda não se manifestou.
Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - Seccional Acre) disse que repudia “por completo as atitudes do estabelecimento e a falta de compromisso do mesmo para com a segurança da sua equipe e dos seus clientes. Casos como esse não podem ocorrer e devem ser punidos severamente, conforme manda as normas estabelecidas”.
Abaixo a nota na íntegra:
“Tem sido uma parceira dos seus associados e dos órgãos públicos na luta contra o COVID-19. Desde o início da crise concentramos esforços para elaborar protocolos de reabertura das atividades que oferecessem segurança para funcionários e clientes. Demos um passo importante nesse mês com a reabertura de 50% da ocupação dos nossos estabelecimentos.
Os fatos ocorridos na noite desta sexta feira (21/08/2020), que estão sendo vinculados (sic) nas redes sociais e noticiados nos sites de comunicação, no qual aparece uma casa noturna desrespeitando o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e protocolos estabelecidos no decreto municipal, não representa nosso setor, tão pouco (sic) o que acreditamos que seja correto e seguro para reabertura dos bares e restaurantes.
Repudiamos por completo as atitudes do estabelecimento e a falta de compromisso do mesmo para com a segurança da sua equipe e dos seus clientes. Casos como esse não podem ocorrer e devem ser punidos severamente, conforme manda as normas estabelecidas.
A ABRASEL tem a certeza que para vencermos esse momento difícil, precisamos cumprir rigorosamente com todas as normas e regras estipuladas pelos órgãos competentes, somente dessa forma será possível a liberação de 100% da capacidade de ocupação dos bares e restaurantes”.