A empresa chinesa ZTT foi contratada para fornecer cabos para mais três trechos do projeto de fibra fluvial do Programa Amazônia Norte Conectado, patrocinado pelo governo federal. A infovia vai beneficiar com internet 5G municípios do Acre. Serão construídos em toda a Amazônia nesta fase 2,3 mil quilômetros de cabo óptico subaquático e mais 450 quilômetros de fibra terrestre.
Os investimentos na área são obrigatórios para os vencedores do leilão de espectro 5G de 2021. Os vencedores criaram a EAF (Entidade Administradora de Faixa) para supervisionar esses investimentos obrigatórios.
Os cabos da ZTT International serão utilizados para abastecer as Infovias 02, 03 e 04, que vão levar banda larga a 22 municípios da região. No total, a ZTT vai produzir, testar e entregar 2.345 km de cabos submarinos e 456 km de terrestres.
Todos os cabos estão programados para serem entregues no terceiro trimestre, segundo a ZTT. Em comunicado, a empresa disse que “este é o cabo de fibra ótica submarino não repetidor mais extenso concedido à ZTT no mercado sul-americano”.