Um empresário de Brasiléia, cidade que fica no interior do estado, e que sofre com a cheia do Rio Acre desde o final da semana passada, gravou um vídeo em uma das principais ruas da cidade, a Das Palmeiras, para mostrar a situação vivida pelos moradores da cidade. Nesta segunda-feira, dia 26, o manancial estava marcando mais de 13 metros, o que forçou medidas extremas por parte das autoridades da cidade.
Segundo o portal de notícias O Alto Acre, a população do município sofre a com a quarta alagação em 11 anos, o que levou ao fechamento da única ponte de acesso ao restante do estado, que liga Brasiléia e Epitaciolândia, a cidade vizinha. Isso atrapalha a chegada de suprimentos como alimentos e medicamentos. A prefeita da cidade, Fernanda Hassem, pediu ajuda ao Governo do Estado e ao Governo Federal.
Levantamento da Secretaria de Obras (SEOP) aponta que 22 pontes da cidade foram total ou parcialmente destruídas. No vídeo, o homem cita nomes de outros moradores da cidade que estão com as casas e comércios tomados pelas águas do Rio. A previsão é de que o Rio deve começar a reduzir de nível nas próximas 24 horas, o que deixa a Defesa Civil ainda mais preocupada, uma vez que após o recuo do rio, a terra única proporciona desbarrancamentos pelos bairros.
Veja o vídeo.