Uma pesquisa da Associação Comercial do Acre (Acisa), publicada nesta sexta-feira, dia 03, aponta que os empresários da região estão demitindo funcionários e reduzindo despesas diante da crise ocasionada pela Covid-19, que registrou 45 casos no Acre até a quinta-feira, dia 02.
O levantamento foi feito de forma online, por meio de um formulário eletrônico com perguntas e múltiplas respostas. A pesquisa ocorreu entre os dias 1º e 2 de abril, e contou com a participação de quase 100 empresas que atuam na cidade de Rio Branco.
Segundo o estudo, os empresários já estão demitindo colaboradores e reduzindo despesas internas para conseguir se manter durante e após a crise do novo coronavírus. Outra medida é dar férias coletivas para os trabalhadores, evitando assim as demissões.
No caso das demissões, 12,2% dos empresários alegou que já estão desligando profissionais. Outros 47,8%, ou seja, quase que a metade dos entrevistados, já adotou o regime de férias coletivas, para fechar as portas e reduzir gastos internos. Já outros 22% adotaram medidas de higienização para seguir funcionando.