O Acre registrou o segundo maior índice de abstenção do país no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 — conhecido como o "Enem dos Concursos". De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 50,3% dos 4.101 candidatos inscritos não compareceram à aplicação das provas, realizada no domingo,5. Isso representa mais de 2 mil ausentes.
O Estado teve o menor número de inscritos em todo o Brasil. Mesmo Roraima, penúltimo da lista, contabilizou 732 inscritos a mais, totalizando 4.833 candidatos.
As provas do CNU aconteceram simultaneamente em 228 cidades brasileiras.
No Acre, os exames foram aplicados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A primeira etapa consistiu em uma prova objetiva, que selecionará os candidatos para a fase discursiva, prevista para 7 de dezembro. Essa não é a primeira vez que o Estado se destaca negativamente em relação à presença dos candidatos. Em 2024, quase 60% dos inscritos no Acre também não compareceram aos locais de prova.
Cronograma do CNU 2025
- Divulgação das notas da prova objetiva: 12 de novembro de 2025
• Aplicação da prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
• Resultado preliminar da seleção: 20 de fevereiro de 2026
• Início das convocações: março de 2026
Durante a inscrição, os candidatos foram alocados de acordo com o CEP informado. O cartão de confirmação continha o número de inscrição, local de prova, horários e, quando necessário, informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social.
Ao todo, o concurso oferece 3.652 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.