Monitoramento acontece em tempo real a partir do Centro de Operação Integrado da empresa, localizado na capital, e com equipes em campo posicionada por todo o estado, em especial nas áreas mais afetadas.
O mês de outubro começou marcado por temporais com alta incidência de raios e ventos fortes, que podem arrastar árvores e grandes objetos para a rede elétrica, rompendo os fios de energia e quebrando postes.
E para enfrentar essa situação, a Energisa reforçou o contingente operacional e a frota para atuação nas áreas afetadas. A empresa conta com veículos especiais para superar a dificuldade de acesso e minimizar o tempo de atendimento aos clientes.
Os monitoramentos da previsão climática, incidência de raios e do funcionamento do sistema elétrico são realizados em tempo real, 24h por dia, a partir do Centro de Operação Integrado da Energisa, localizado em Rio Branco. As equipes também ficam em contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
“A Energisa investe em tecnologia, equipamentos e veículos modernos, além de profissionais extremamente capacitados para enfrentar os desafios geográficos, do clima e situações de emergência. Em tempo real, monitoramos a rede elétrica e a previsão do tempo em 100% do estado para conseguirmos atuar de forma rápida e segura”, afirma o gerente de Operação da Energisa, Anderson Rodrigues.
A empresa também alerta a população sobre os riscos e perigos durante temporais. "Caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato com a rede elétrica, nunca se aproxime e entre em contato imediatamente com a Energisa. Enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso", orienta Anderson Rodrigues.
Confira outras dicas de segurança para o período chuvoso:
– Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;
– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
– Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor;
– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos. Não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios.
E, em caso de ocorrências com a rede elétrica, entre em contato com a Energisa pelo Aplicativo Energisa On (iOS e Android), Agência Digital(energisa.com.br) ou pelo Whatsapp: (68) 9233-0341. É fundamental registrar a falta de energia para que as equipes da empresa possam atuar.