O engenheiro eletricista Wilson Júnior, sócio proprietário da empresa EDIFICARE ( Edificare Engenharia e Energia Solar ), pioneira na instalação de placas solares, com sede em Cacoal , conversou com o Notícias da Hora e explicou as vantagens da aquisição dos equipamentos neste momento em que os valores do talão de luz, por conta da pandemia, estão estratosféricos.
Ele cita que a empresa já se encontra com uma representante no Acre, situada em Rio Branco, na Avenida Brasil, 303, Sala 108 - Centro Empresarial Rio Branco.
De acordo com Wilson, são vantagens da energia solar: seu baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos) e o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em regiões que ainda não possuem distribuição de energia.
Considerando que a fonte da geração de energia fotovoltaica é o sol, podemos afirmar que essa alternativa nunca acabará em nosso tempo na Terra. Afinal, o sol permanecerá sendo a estrela central do nosso sistema.
Entretanto, uma dúvida pode surgir: como os painéis fotovoltaicos produzirão eletricidade a noite?
Para isso existe um sistema chamado de geração distribuída on-grid. Durante o dia, a energia é produzida diretamente pela luz solar, já no período noturno, ela é obtida de uma central de distribuição.
A energia gerada nos painéis de um determinado local é distribuída por toda uma rede até que chegue nessa central de distribuição. Assim, uma espécie de rodízio acontece: a eletricidade é distribuída por todos os painéis conectados nesse sistema mesmo que não estejam produzindo naquele momento.
Desse modo, independentemente de, em alguns dias, a luz do sol apresentar mais ou menos força, a energia elétrica estará presente.
O engenheiro também destaca que não se pode deixar de citar a grande diferença que o uso da energia solar traz para o bolso do consumidor. Quem tem esse tipo de sistema de geração instalado em seu imóvel consegue produzir a maior parte da energia que é consumida no local.
Os custos existentes são apenas as pequenas taxas, relacionadas às concessionárias do sistema de distribuição e às manutenções. Isso significa que sua conta de luz pode ter uma grande redução no valor em um rápido período de tempo.
Desta forma, se considerarmos que a fonte operacional da energia solar é gratuita, podemos dizer que o usuário desse tipo de alternativa terá uma economia considerável no seu orçamento.
O valor do investimento ainda é o maior obstáculo para quem deseja implantar um projeto de energia fotovoltaica em uma casa, no negócio ou na indústria. A instalação desse tipo de sistema no Brasil envolve um certo investimento inicial, mas a quantia sofre bastante variação. Uma boa pesquisa é a chave da economia!
Tudo depende do nível de consumo de energia no imóvel e de como é o aterramento da localização, entre outros fatores.
É importante salientar que não importa o valor do investimento para começar a gerar energia solar: os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de energia elétrica de até 95%, diz o engenheiro.
Além disso, o retorno sobre Investimento (ROI), mesmo variando de acordo com o consumo, costuma ser obtido em um prazo médio de seis anos. Se considerarmos que o equipamento tem uma durabilidade de até 40 anos (com 80% de sua eficiência), você terá 19 anos para produzir energia solar com todo o seu investimento já pago. Mostrando, assim, um nível alto de custo/benefício.
“Casos as pessoas tenham mais dúvidas sobre o assunto, podem estar entrando em contato com nosso revendedor e fazendo seu orçamento sem compromissos algum, pelo WhatsApp 68 9969-8694 e falando com Artur Lopes”, pontua.