..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Então é Natal! Mais do que o bem material, o amor ensinado por Jesus Cristo a quem foi “esquecido”

Então é Natal! Mais do que o bem material, o amor ensinado por Jesus Cristo a quem foi “esquecido”

Neste Natal, eles não querem luzes brilhantes, enfeites chamativos, neve, casa decorada, atrações musicais ou até mesmo a visita do “Bom Velhinho”, o dito Papai-Noel. O que realmente importa é algo simples, mas profundo: carinho, amor e atenção. Aliás, querem sim, visitas! Daqueles que não tiveram a mesma consideração, o mesmo cuidado e apreço, de muitos, que dedicaram a vida a cuidar dos Seus.

No Lar Vicentino Dona Maria Odília, localizado na Avenida Nações Unidas, em Rio Branco, onde acolhe 42 idosos, o período natalino tem um significado diferente; aquele ensinado por Cristo, da Bíblia Sagrada, em João 15:12!

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.12-2.jpeg

O assistente social Edivan Silva, que atua há dois anos na instituição, destacou o trabalho dedicado ao bem-estar dos residentes.

“Temos toda assistência necessária. Organizamos consultas, acompanhamos o tratamento médico, e contamos com os benefícios dos idosos para cobrir custos. Mas as despesas são altas, principalmente com fraldas e itens de higiene. Atualmente, 29 idosos usam fraldas 24 horas por dia, o que gera um grande consumo e nos leva a realizar campanhas para suprir essa demanda com a ajuda da população", explicou.

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.12.jpeg

A presidente do Lar, Ana Maria Sobreira, também apontou as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição. "Nosso trabalho depende muito de doações e emendas parlamentares, mas estas vêm destinadas a usos específicos, o que nos obriga a usar os 70% da contribuição dos benefícios dos idosos para pagar funcionários, contas básicas e impostos. É uma batalha mensal para manter tudo funcionando", relatou.

A diretora da entidade, Valdenize Rebelo, comentou que apesar das adversidades, o vínculo afetivo construído entre os funcionários e os idosos é um dos pilares do Lar Vicentino. A gestora enfatizou a importância de oferecer um ambiente acolhedor para todos.

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.11-4.jpeg

“Eles nos escolhem como referência, nos veem como família. Muitos não têm parentes próximos ou sequer recebem visitas. Dos mais de 40 idosos, apenas 11 são visitados, isso uma vez ou outra. Nosso desafio é suprir essa ausência com afeto e atenção, garantindo que eles se sintam amados e respeitados."

As senhoras e senhores que residem no abrigo têm histórias de vida marcadas por desafios e, muitas vezes, pelo abandono. O que mais desejam nesta época do ano é a visita de familiares e amigos que, por algum motivo, se afastaram ao longo do tempo. “Muitos sentem a ausência da família, especialmente nesta época. Tentamos amenizar isso com passeios, atividades e festas, mas é perceptível que dezembro é um mês em que o sorriso diminui", contou Valdenize.

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.11-3.jpeg

Para aqueles que desejam contribuir com o Lar Vicentino, seja com doações ou com gestos simples de solidariedade, como visitas e conversas, a diretora reforça o convite: "Adote um idoso, seja por meio de cartas, visitas ou até mesmo levando-o para um passeio. O mais importante é oferecer presença e carinho." As contribuições financeiras podem ser realizadas via PIX, utilizando o CNPJ 04.090.791/0001-49. Todo recurso é direcionado às necessidades dos idosos e à manutenção da instituição, que depende do apoio da comunidade para continuar sua missão.

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.10.jpeg

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.11.jpeg

WhatsApp_Image_2024-12-14_at_09.29.11-2.jpeg