Em Cruzeiro do Sul de duas mil análises, 700 apresentaram resultado positivo para dengue segundo confirmação da secretária municipal de Saúde, Juliana Pereira. O município já registrou uma morte. O início da temporada de chuvas faz os ovos do mosquito transmissor eclodirem e o índice de infestação começar a crescer.
O Ministério da Saúde não está fornecendo o veneno para matar os mosquitos que transmitem dengue, malária e chikungunia e os municípios mais afetados, Cruzeiro do Sul e Tarauacá tentam se estruturar para combater o problema. O deputado Jenilson Lópes ( PSB), pediu o auxílio do governo do estado para os dois municípios.
"Estou solicitando do governo do estado via Sesacre, que envie medicamentos e equipes para auxiliar. É uma questão que não pode esperar. Em 15 dias pode dobrar o número de infectados".
O parlamentar que conversou também com o secretário de Saúde de Tarauacá, Pedro Claver Freire, disse que os municípios têm baixa capacidade de resposta. Em Tarauacá nem hemogramas estão sendo feitos. O secretário estadual de Saúde, Allison Bestene foi procurado para falar sobre o problema mas não se manifestou.