..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Equipes viajam até 8 horas de barco e se hospedam em escolas e igreja para a final entre Atlético Paranaense e Palmeiras

Equipes viajam até 8 horas de barco e se hospedam em escolas e igreja para a final entre Atlético Paranaense e Palmeiras

Apesar do nome, as duas equipes são do Vale do Juruá, e foram as finalistas do campeonato de futebol rural realizado neste final de semana. A comunidade Tartaruga rio Valparaíso, distante de Cruzeiro do Sul, 6 horas de barco, sedia o maior campeonato rural do Acre. A comunidade encravada na mata, não possui hotéis ou pousadas.

Equipes e torcedores se hospedam na escola, na igreja ou em casas de amigos. Neste final de semana, a comunidade recebeu 10 equipes de futebol que vieram de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e outros municípios do Juruá. Alguns viajando entre 6 a 8 horas de barco, outros a pé, por caminhos dentro da mata.

O campeonato de Tartaruga é a maior tradição esportiva da região. É uma realização do deputado Luiz Gonzaga (PSDB), com o auxílio do vereador Guarsônio Melo ( MDB de Porto Walter) e apoio de comerciantes do Vale do Juruá.

"Vivi parte da minha infância na foz do rio Valparaiso. Tem pessoas idosas lá que conheceram meus pais e me viram quando criança. Meu pai foi gerente do seringal. Saímos de lá quando eu tinha 8 anos, meu pai me trouxe pra estudar em Cruzeiro", assim o deputado Luiz Gonzaga explica a identificação que tem com o local e a realização de eventos, como o campeonato. 

Neste final de semana, o Atlético Paranaense que venceu o Palmeiras por 2 x 1, ganhou R$ 2 mil e o troféu. O Palmeiras, vice- campeão, faturou R$ 1 mil e uma bola.
Todas as partidas são transmitidas pela rádio Ocidental FM, de Porto Walter, com narração do vereador Guarsônio.

"Além do lazer, esporte é saúde e vida aproxima as pessoas e une gerações e é uma forma de ocupar a mentes dos nossos jovens tirando do mundo do crime das drogas e outros males que o mundo pode causar quando chega um final de semana e nossa juventude não tem para onde ir por exemplo".