..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Escola indígena participa pela primeira vez dos Jogos Escolares de Cruzeiro do Sul

Escola indígena participa pela primeira vez dos Jogos Escolares de Cruzeiro do Sul

O lançamento dos Jogos Escolares de Cruzeiro do Sul, cidade que fica no interior do Acre, neste ano, ocorreu com uma grande novidade: pela primeira vez uma escola indígena vai participar da fase municipal da maior competição esportiva escolar do país. A abertura dos jogos ocorreu na quarta-feira, dia 24 de maio, com uma grande festa.

Nesta edição, os jogos têm a supervisão técnica da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), reconhecida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), organizadora do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) como entidade única e exclusiva para a organização de competições esportivas escolares em todo o Acre.

 ESCOLARES1

A escola que participará da edição 2023 dos jogos é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Indígena Tamãkãyã. Até então, apenas alguns alunos indígenas, de escolas não indígenas, participavam das competições.

Um dos estudantes indígenas, Alencar Jaqueira, da etnia Katukina, destacou a importância da participação da escola na competição. “Foi bom participar e fazer um marco na matéria de educação física”, disse.

O prefeito Zequinha também ressaltou a vitória dos jogos dos indígenas nas etapas da zona rural e afirmou que os jogos representam a alegria e o talento da juventude cruzeirense. A participação da escola Tamãkãyã nos Jogos Escolares é um passo importante para a inclusão dos povos indígenas nas atividades esportivas e culturais da região.

ESCOLARES2