O lançamento dos Jogos Escolares de Cruzeiro do Sul, cidade que fica no interior do Acre, neste ano, ocorreu com uma grande novidade: pela primeira vez uma escola indígena vai participar da fase municipal da maior competição esportiva escolar do país. A abertura dos jogos ocorreu na quarta-feira, dia 24 de maio, com uma grande festa.
Nesta edição, os jogos têm a supervisão técnica da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), reconhecida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), organizadora do Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) como entidade única e exclusiva para a organização de competições esportivas escolares em todo o Acre.
A escola que participará da edição 2023 dos jogos é a Escola de Ensino Fundamental e Médio Indígena Tamãkãyã. Até então, apenas alguns alunos indígenas, de escolas não indígenas, participavam das competições.
Um dos estudantes indígenas, Alencar Jaqueira, da etnia Katukina, destacou a importância da participação da escola na competição. “Foi bom participar e fazer um marco na matéria de educação física”, disse.
O prefeito Zequinha também ressaltou a vitória dos jogos dos indígenas nas etapas da zona rural e afirmou que os jogos representam a alegria e o talento da juventude cruzeirense. A participação da escola Tamãkãyã nos Jogos Escolares é um passo importante para a inclusão dos povos indígenas nas atividades esportivas e culturais da região.