Não é de hoje que o artesanato acreano vem se destacando no cenário nacional, exemplo disso foi o segundo lugar em vendas na Feira Nacional de Artesanato, ocorrido em Fortaleza, Ceará.
Nesta quinta-feira, 17, aconteceu a premiação aos artesões que se destacaram no Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato, que tem por objetivo identificar e premiar as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil.
Com o trabalho realizado pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) e o Sebrae no Acre, a região norte foi premiada com os trabalhos de Marchetaria do Acre do artesão Maqueson Pereira e Calçados em Látex com José Rodrigues, o “Doutor da Borracha”.
Para a gestora do núcleo de artesanato do estado, Suelany Paiva, a premiação é um reconhecimento do trabalho de todos os profissionais.
“É motivo de grande alegria para todos que trabalham com o artesanato. Para nós que somos da gestão estadual e do Sebrae que temos um trabalho alinhado com todos os artesãos e para eles mesmo, que esse destaque acaba chamando a atenção para outros trabalhos que são realizados no Estado do Acre”, disse Suelany.
O prêmio TOP 100 considera os requisitos como qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, Condições de Trabalho / Organização da Produção, Compromisso Socioambiental, Experiência Comercial e Estratégias de Adaptação como fundamentais.