Um grupo de jovens foi flagrado depredando o patrimônio público na Avenida Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. Após a última noite de festa de carnaval, um dos membros do grupo foi filmado destruindo parte de uma estátua histórica da cidade.
O vídeo mostra o rapaz se pendurando na haste de uma das laterais da Estátua de Thaumaturgo de Azevedo, que fica na maior avenida da cidade. Agarrado ao ferro, o jovem acaba caindo no chão quando a barra de rompe. As imagens foram parar nas redes sociais como uma brincadeira de deboche contra o jovem.
Ao perceber o prejuízo que causou à estátua, o grupo de jovens deixou rapidamente o local na tentativa de não ser punido pelo ato. A situação já chegou ao conhecimento da Coordenação de Cultura da Fundação Elias Mansour no Juruá, que além de repudiar o ato, pediu uma investigação policial sobre o caso.
Na tarde seguinte ao incidente, um funcionário da Fundação Elias Mansour recolheu o pedaço da haste danificada para apresentá-lo como prova na delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul. Thaumaturgo de Azevedo foi um dos fundadores do município de Cruzeiro do Sul.