Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (2), autoridades, empresários, profissionais liberais e populares, bloquearam a via que liga Boca do Acre (Cidade Baixa) ao Piquiá (Cidade Alta). Eles reclamam das péssimas condições de tráfego do local. Os buracos no acesso já resultaram em mortes.
A ideia inicial foi do vereador Jansen Almeida (Avante), que teve o apoio incondicional das pessoas. É praticamente impossível circular na via repleta de buracos, relatam moradores.
Ao saber da manifestação, o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) prometeu em um vídeo um pacote de obras no valor de R$ 10 milhões, para realizar a pavimentação, o que foi recebido por alguns apenas como mais uma promessa.
Às 10h30 desta segunda-feira, uma comissão da prefeitura foi até o local, pedindo que fosse feito o desbloqueio, já que o prefeito Zeca Cruz (PP) prometeu começar uma operação tapa-buracos a partir das 13h. Segundo Jansen Almeida se o acordo não for cumprido a estrada será novamente bloqueada.
Policiais militares e federais compareceram ao local da manifestação para manter a ordem e a segurança das pessoas.
Morte na via
Algumas vidas foram ceifadas no acesso, entras elas a do pastor Afonso Brito, líder religioso de renome na cidade, que morreu após colidir em um buraco com sua moto.