Faleceu nesta segunda-feira (2), no Hospital do Câncer (Unacon), em Rio Branco, o ex-vereador de Plácido de Castro, Gildomar Oliveira, o Charqueiro. Ele enfrentava um câncer no pulmão. Conhecido por seu inconfundível chapéu branco de cowboy e pela luta em defesa da emancipação de Vila Campinas, que pertence ao município de Plácido, Charqueiro chegou ir à Brasília e conseguiu a aprovação de uma medida criando novos municípios. Porém, a matéria não andou e foi vetada.
O senador eleito Alan Rick (União Brasil) lamentou a morte de Charqueiro. Disse que Gildomar foi “um grande homem” e agradeceu a amizade dispensada ao longo da vida. Charqueiro apoiou a eleição de Alan para o Senado. O fato foi lembrado pelo senador eleito nas redes sociais.
“Hoje, 02/01, nos despedimos desse grande homem, comerciante e liderança política de Plácido de Castro. O ex-vereador Gildomar Oliveira Gomes, o Charqueiro do Acre, um emancipalista que defendia fortemente a elevação de Campinas a município, nos deixou aos 50 anos após uma intensa luta contra o câncer. Me despeço com registros do nosso último encontro durante a campanha para o Senado. Obrigado, meu amigo! Que Deus lhe receba e conforte sua família e amigos que aqui ficam com muita saudade!”, escreveu Alan Rick.