A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) apresentou o planejamento de ações da temporada de 2024 à equipe da Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e de Juventude (SAEJ), chefiada pelo desportista Ney Amorim. A SEAJ integra a estrutura da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).
A visita à sede da SEAJ, a convite do secretário adjunto Ney Amorim, fortalece o cronograma de engajamento técnico da entidade gestora do desporto educacional no Acre, uma vez que a FADE manteve parceria com o Governo do Acre durante a participação na edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-14, os JEBs, que ocorreram em Brasília, entre 23 de outubro e 09 de novembro últimos.
O secretário Ney Amorim reforçou o interesse do estado em apoiar o esporte, incluindo o escolar, com o fortalecimento das políticas esportivas que regem o setor. “Estamos ouvindo todos, conhecendo, e vendo as necessidades de cada um. O governador Gladson Cameli é um entusiasta do esporte e nos confiou a missão de cuidar dessa área com diálogo e democracia”, frisou.
Na quinta-feira, dia 11, a Federação Acreana de Desporto Escolar publicou a Nota Oficial n.º 02/2024, informando à comunidade desportiva educacional o calendário das seletivas estaduais dos JEBs na categoria Sub-18. São quase 10 eventos que ocorrerão nas cidades de Rio Branco, Brasiléia, Senador Guiomard, e com chances de inclusão de modalidades para realização em Cruzeiro do Sul.
Na avaliação do presidente da FADE, João Renato Jácome, a conversa com Ney Amorim não poderia ter sido melhor: “Estamos construindo pontes. Temos um planejamento e vamos iniciar a execução agora no início de fevereiro. A parceria com o governo é muito importante, e queremos fortalecer os laços para alcançar ainda mais cidades e escolas na temporada desse ano. O convite do secretário Ney só reforçou o respeito que temos por ele e a equipe da SEE”, destacou.
Segundo João Renato Jácome, a primeira etapa do II Open de Desporto Escolar começará no dia 10 de fevereiro, em Rio Branco, com competições de Xadrez e Taekwondo, em parceria com a Federação Acreana de Xadrez (FXA) e Liga Acreana de Taekwondo (LIAT). AS parcerias já foram formalizadas em dezembro e as competições serão seletivas para o JEBs Sub-18. Ambos ocorrerão no Via Verde Shopping.
ACRE SEDE DO JEBs – O Acre pleiteou e conseguiu garantia de ser sede dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18, entre os meses de maio e junho. O pedido, feito pelo governador Gladson Cameli em Brasília, diretamente a João Renato Jácome e ao presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, caso confirmado, poderá colocar o Acre novamente na vitrine nacional do desporto educacional.
“Reforçamos com o secretário Ney sobre o pedido do governador ao presidente Hora, o que de pronto foi atendido. Nós, como federação, estamos à disposição para explicar os próximos passos e seria uma grande honra trazer ‘o Brasil para o Acre’, como bem pontuou o governador Gladson Cameli durante a visita que nos fez durante o JEBs, lá em Brasília. O governador sempre foi muito sensível ao desporto escolar, e acredita, ainda, que dará certo”, completa.
Ney Amorim, sobre o assunto, reforçou que seria importante a recepção do evento e se comprometeu a dialogar sobre o assunto com o secretário titular da pasta da Educação, Cultura e Esportes, o professor Aberson Carvalho de Sousa, para tomar pé da situação e auxiliar nas tratativas naquilo que for necessário.
Durante a agenda, que ocorreu no Estádio Arena da Floresta, também estiveram presentes a coordenadora Administrativa e Financeira da FADE, Raquel Sena Pessôa, e pela assessora de Gabinete da SAEJ, Priscila Peres.