Os transtornos causados pela falta de sistema de telefonia e internet no Vale do Juruá são constantes e antigos. Todas as vezes que a fibra óptica é rompida na BR-364, inúmeros problemas são ocasionados, principalmente na esfera econômica e comercial.
Como ocorreu essa semana por mais de uma vez, chegando a deixar a região sem comunicação por mais de 3 horas, os serviços de táxi, moto-taxis, vendas deliverys e o comércio de modo geral sentem os prejuízos financeiros causados pelas falhas no serviço. As informações são do site Juruá Online, da TV Juruá, afiliada SBT na região.
“No início da manhã estava muito bom o sinal, mas não demorou muito tempo e já saiu todo sistema. Infelizmente, somente nós que ficamos no prejuízo. Muitos clientes tentam ligar para nós e não conseguem. Nós trabalhamos através do celular. Para que os clientes solicitem os serviços é preciso telefone e internet. Entra ano e sai ano e nada muda”, falou o mototaxista Altevir.
Nas lotéricas os atendimentos de auxílio emergencial e outros ficaram suspensos por toda manhã. “A gente vem da zona rural, paga van, fica aqui nessas filas, dependendo desse dinheiro para voltar, e não consegue ser atendido por falta de sistema”, relatou a agricultora Lena Oliveira.
Nos comércios não é diferente. Muitas vendas deixam de ser feitas pela falta de sistema, uma vez que a grande parte da população utiliza cartão de crédito e débito. “Complica muito em relação ao recebimento, pois a cliente ia pagar no cartão, não tinha dinheiro agora, e saiu sem o produto”, disse o comerciante Gleidson Nogueira.