..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Fecomércio-AC participa de Agenda Institucional do Sistema Comércio, em Brasília

Fecomércio-AC participa de Agenda Institucional do Sistema Comércio, em Brasília

Evento contou com participação de personalidades do cenário político

Representantes do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC participam, nestas quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23, participam da Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento ocorre em Brasília e reúne figuras do cenário político, com o objetivo de apresentar as visões dos setores representados por meio de documento com proposições para o desenvolvimento destes segmentos.

Da Fecomércio-AC, estão presentes o presidente, Leandro Domingos; o vice-presidente, Marcos Lameira; o diretor Valdemir Nascimento e, também, o consultor jurídico da entidade, Luiz Antonio Pontes. 

A ideia principal é reunir presidentes das Federações do Comércio (Fecomércios), Federações Nacionais, SESC, SENAC, lideranças sindicais e empresariais de todo o Brasil e figuras relevantes do cenário político nacional para dialogar sobre os anseios do comércio de bens, serviços e turismo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, também esteve no local.

O documento Agenda Institucional do Sistema Comércio é uma ferramenta permanente e colaborativa que indica pautas prioritárias aos setores do comércio de bens, serviços e turismo, norteando as ações nos poderes. A iniciativa é liderada pela CNC, representante máxima dos setores no Brasil, que agrupa mais de mil sindicatos de diversos segmentos, representando cerca de cinco milhões de empresas que geram 25 milhões de empregos diretos e formais no País. 

No documento, são apresentadas propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do País, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs). 

De acordo com o presidente da Fecomércio-AC e vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, o objetivo do Sistema Comércio é contribuir para a determinação de novos rumos em favor do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Segundo Domingos, o Sistema CNC-Sesc-Senac entende que o momento é oportuno para ampliação do diálogo sobre pontos fundamentais para a modernização da estrutura regulatória do Brasil. “Não é apenas o posicionamento de uma entidade de defesa da livre-iniciativa, mas de propostas objetivas que acreditam em um País de liberdades individuais e coletivas, de democracia e igualdade social”, refletiu.

O diretor da Fecomércio-AC, Valdemir Nascimento, destaca a importância da agenda. “Entregaremos um documento apontando as necessidades do comércio de bens, serviços e turismo, tudo voltado a confederação, federações e sindicatos. Isto vem para atender aos anseios do nosso setor”, finalizou.