..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Feijó e Tarauacá registraram a mais intensa chuva do Brasil nesta terça-feira; ventos passaram dos 50km/h no Acre

Feijó e Tarauacá registraram a mais intensa chuva do Brasil nesta terça-feira; ventos passaram dos 50km/h no Acre

As cidades acreanas de Feijó e Tarauacá registraram, respectivamente, 70,8mm e 51,6mm de chuva na última terça-feira (20/8/2019). Estas foram as chuvas mais intensas que ocorreram no Brasil, neste dia, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia. Em apenas duas horas, choveu 63mm, na cidade de Feijó.

Choveu em todos os municípios do Acre. Chuvas intensas também foram registradas no município de Sena Madureira, com 52,4mm (vale do rio Caeté), em Marechal Thaumaturgo, com 25,0mm, e em Manuel Urbano, com 21,4mm.

Em Rio Branco, a última vez que choveu foi há 10 dias, ou seja, no dia 10 de agosto, quando foram registrados 4,7mm (INMET), e não há 20 dias, como anunciado por alguns meios de comunicação do estado. Na última terça-feira voltou a chover forte em alguns bairros da capital acreana.

Chuvas fortes também ocorrem no sul e no sudoeste do Amazonas, com mais de 37mm em Boca do Acre.

Ventos passaram de 50km/h no Acre e no Amazonas

A causa de tanta chuva e os ventos intensos que atingiram o Acre e o Amazonas na terça-feira não foram surpresas, pois vínhamos anunciando com bastante antecedência, devido à chegada de uma fraca frente fria e a incursão de ar úmido do Atlântico, além da formação de um centro de baixa pressão atmosférica no sul do Amazonas, entre o Acre e Rondônia.

Foram registradas rajadas de vento com velocidades de:

– 60km/h, em Eirunepé (Amazonas);

– 54km/h, em Porto Walter (Acre);

– 53km/h, em Feijó (Acre);

– 52km/h, em Boca do Acre (Amazonas);

– 38km/h, em Cruzeiro do Sul (Acre).

Temperatura caiu bruscamente

Na cidade de Feijó, a temperatura despencou quase 15ºC em apenas 2 horas, passando de 35,2ºC para 21,7ºC na tarde da última terça-feira. Não foi muito diferente em Cruzeiro do Sul, que caiu de 34,3ºC para 22,2ºC, em apenas 60 minutos.

A incursão de ar polar, embora fraca, derrubou a temperatura nas cidades acreanas de Brasileia e Epitaciolândia. Ao amanhecer desta quarta-feira, o termômetro do Instituto Nacional de Meteorologia marcava 16,8ºC.

Chuvas e temporais voltam no início da próxima semana

Até o próximo sábado, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, o tempo será ensolarado e seco, devido à incursão de ar polar. Na sexta-feira, os ventos estarão intensos, com fortes rajadas de sudeste, principalmente no leste e no sul acreano, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco e Brasileia. Estes ventos são devido à intensificação da incursão de ar polar.

No entanto, a partir de domingo (25/8/2019), principalmente, na segunda-feira, uma nova massa de ar quente e úmido entrará no Acre. Assim, deverão ocorrer chuvas fortes, com alta probabilidade de raios e ventanias.