O Festival da Amazônia na França é um evento realizado pela Amazônia Produções e Instituto Empreendedor Sustentável, entre os dias 23 a 31 de outubro, na cidade de Paris, na França. Durante dez dias os franceses poderão conhecer mais profundamente o valor da grande floresta amazônica através da cultura do artesanato, pinturas, fotografias e gastronomia.
Sentir o cheiro da floresta e degustar o sabor da Amazônia, conectar com a energia dos povos originários e conhecer a cultura dos estados da Amazônia Legal, nessa imersão na região norte do Brasil que se expressa pela interseção dos rios Amazonas, Tapajós, Negro, Solimões, Madeira, Puro e Juruá que se cruzam nessa inigualável exuberância da natureza. Contando os contos e encantos dos povos da floresta que o festival aporta em Paris para apresentar um festival de exuberância, cores, imagens, sabores e oportunidades.
Belém foi a cidade escolhida para o lançamento oficial no Brasil, 14 de setembro, na Casa do Saulo das Onze janelas, espaço reservado para receber e da cidade de Belém. O chef Saulo Jennings convida a acreana Iza Magalhães, os maranhenses Rafael Bruno e Rubens Gonçalo e o paulista Beto Oliveira. “Discutir a Amazônia com os amazônicos é essencial, esse jantar começa dando vozeara nossa gente aqui e tudo que falarmos vai ecoar em Paris. Uma oportunidade única”, cita Saulo Jennings.
No menu:
Cuia Food para Imprensa
- Arroz Tapajônico
Jantar
Aperitivo
- Shot de Cachaça de Jambu com camarão seco salgado
Entrada
- Mil Folhas de Tambaqui curado
- Linguiça de Pirarucu com redução de tucupi
Principais
- Costelinha de Tambaqui com Pesto de Cuxá
- Caldeirada (Lombo de Tambaqui)
- Piracaia de Pirarucu (Ventrecha) com arroz de chicória, vinagrete de feijão Santarém, Farinha de Cruzeiro do Sul.
Sobremesa
- Bolo de Macaxeira com Coco, Sorvete de Cumaru com calda de lambedor.
O Festival da Amazônia na França tem como objetivo o fomento da cultura da região norte brasileira. O artesanato exposto no evento será doado para a prefeitura da França através de um movimento com as mulheres amazônicas representando a força feminina da floresta. Deixando um legado para a cidade que recebe o evento. Ingredientes como tucupi, castanha do brasil, cupuaçu, babaçu, dos povos indígenas terá pratos com a farinha de Uarini e café produzido na comunidade indígena da Mangueira, em Roraima. Durante todo o evento será servido cachaça brasileiras e a famosa aguardente do maranhão da marca Guará Tiquira, um destilado feito da mandioca.
“O Festival da Amazônia na França será um momento de conectividade entre culturas dos povos da floresta. Paris poderá celebrar momento único de sabores, cultura, negócios e oportunidades. Estar realizando esse evento é um grande momento para o Brasil”, relata Maristela Valadares idealizadora do evento.