Iniciou-se nesta segunda-feira, 18, o IV Festival Puyanawa, evento que conta com o apoio do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), e tem atraído, nos últimos anos, a presença expressiva de turistas dispostos a conhecer a cultura indígena de Mâncio Lima, região do Juruá.
“Queremos mostrar a nossa cultura, os costumes do nosso povo e o artesanato, e espalhar pelo mundo a nossa história, mantendo viva por gerações”, afirma o cacique Joel Puyanawa.
O secretário estadual de empreendedorismo e turismo, Márcio Pereira, participou da abertura do evento, e sua equipe permanecerá no local até o encerramento das festividades, oferecendo, junto à prefeitura local e outras instituições, apoio ao evento e coletando dados para fortalecer o etnoturismo.
“Este é um trabalho construído a várias mãos e ver a participação de pessoas de outros estados e países nos entusiasma muito, pois movimenta a economia por meio de passagens aéreas, hotéis, alimentação, comércio, artesanato e uma gama de empreendimentos, inclusive a geração de trabalho”, ressaltou Márcio.
O festival se encerra na próxima sexta-feira, 22, e as vagas para participar são limitadas. Os interessados em participar do festival, hospedagem e programação da festa devem falar pelo Instagram com: @jakydayu @carolpuyanawa