Filtros para Stories do Instagram vão sumir a partir desta terça-feira (14). É o fim de uma era? Sim. Mas existe uma (meio que) boa notícia: pelo menos, ainda vai dar para usar os filtros criados pela Meta, empresa dona da rede social. A big tech vai derrubar apenas os filtros de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros.
Filtros de RA englobam tanto aqueles “embelezadores” quanto os absurdos, passando pelos artísticos e joguinhos. Apesar do encerramento da plataforma Meta Spark, usada para disponibilizar esses filtros, os criadores poderão baixá-los (mais sobre isso no final desta nota).
Meta vai encerrar filtros do Instagram (criados por terceiros) para focar em outros produtos
A Meta anunciou o fim dos filtros (de terceiros) para stories do Instagram no final de agosto de 2024 (relembre nesta matéria do Olhar Digital). “Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark”, informou a big tech, em comunicado.
Apesar de não entrar em detalhes sobre a tal “avaliação completa”, a empresa afirmou que encerrou os filtros de terceiros para focar em outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.
Em nota ao Olhar Digital, a assessoria da Meta apenas reforçou o comunicado publicado pela empresa, sem detalhar os motivos por trás do encerramento dos filtros criados por terceiros (você pode conferir o texto na íntegra em português no final desta nota).
E os conteúdos já publicados com filtros no Instagram?
A Meta deixou claro que conteúdos anteriores à mudança, incluindo Reels e Stories publicados com filtros de terceiros, não serão deletados do Instagram.
Os efeitos em si também não serão completamente perdidos. A big tech orientou os criadores que usavam o Meta Spark para que façam o download dos conteúdos antes de 14 de janeiro.
É assim:
- Acesse o Meta Spark;
- Clique em “Efeitos“;
- Selecione o efeito que deseja baixar;
- Vá em “Arquivos” e faça o download.
A partir de terça, vai dar para baixar efeitos apenas por meio da Central de Contas da Meta. Neste caso, o caminho é assim:
- Vá em “Suas informações e permissões“;
- Escolha “Baixar suas informações“;
- Clique em “Baixar ou transferir suas informações” ou em “Solicitar um download“;
- Escolha a conta do Facebook ou Instagram com os efeitos criados que você quer baixar;
- Vá em “Tipos específicos de informações“;
- Selecione “Meta Spark” e como deseja fazer o download.
Também vale lembrar: existem aplicativos de efeitos para fotos e vídeos (os favoritos de quem vos escreve são esse e esse). Eles passam longe de substituir os filtros para Stories criados por terceiros. Mas são alternativas aos criados pela Meta.
Comunicado publicado pela Meta
“Após uma avaliação bastante completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma Meta Spark, de ferramentas e conteúdos para terceiros, a partir de terça-feira, 14 de janeiro de 2025.
Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data. Os efeitos de realidade aumentada de propriedade da Meta continuarão disponíveis para os nossos usuários em nossos aplicativos.
Somos imensamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outros stakeholders essenciais que contribuíram para a trajetória do Meta Spark. Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta.
Essa decisão é parte de nossos esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos. Estamos comprometidos em tornar essa transição a mais tranquila possível. Os usuários do Spark e dos efeitos de realidade aumentada de terceiros poderão continuar utilizando essas ferramentas em nossos aplicativos até o dia 14 de janeiro de 2025. Para se manter informado sobre novos detalhes importantes, próximas etapas e ações recomendadas antes da descontinuação do Meta Spark, visite o nosso FAQ.“