O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) investiga, desde abril deste ano, focos de raiva bovina em três fazendas do município de Feijó. As fazendas estão localidades na BR-364, em um ramal e outra às margens do rio Envira.
O Idaf de Feijó já está elaborando um plano de ação para conter os focos existentes nas propriedades e com a preocupação, devido o município ter em torno de 150 mil animais devidamente legalizados.
A raiva foi descoberta após os servidores do Idaf fazerem a coleta do material do animal com suspeita. A amostra foi enviada ao Instituto Pasteur do governo do Estado de São Paulo, dedicada à pesquisa científica em animais com a doença. Os resultados que chegaram, três deram positivo.
O médico veterinário, Vinicius Braga, falou à reportagem do Notícias da Hora. “Os resultados das amostras chegaram e deram três casos positivos, mas nós estamos intensificando as fiscalizações para que cada proprietário realize a vacinação de seus animais contra a raiva, e pedimos a colaboração, caso os donos se neguem a fazer a vacina sofrerão as sanções da lei. Já as fazendas que ficam em um raio de 12 quilômetros dessas propriedades que apresentaram os casos, todas estão sendo coletas as amostras”, disse.