A convidada do podcast Conversa Franca desta segunda-feira, 13, foi a fonoaudióloga Iriah Muniz, que há 20 anos atua na área e é uma das sócias-proprietárias da Therapy Clin.
Iriah comentou diversos assuntos durante o podcast, entre eles os sinais e sintomas de perda auditiva, e tirou as dúvidas sobre quando procurar um otorrino e quando procurar um fonoaudiólogo. Ela também destacou a importância da prevenção.
A fonoaudióloga falou acerca dos males do uso excessivo do fone de ouvido por crianças, jovens e adultos. De acordo com Iriah, o uso do fone de ouvido só é benéfico se for utilizado a baixo da metade do volume e por apenas 2 horas.
“A prevenção da perda auditiva, que é muito importante. Com a pandemia, as nossas crianças, elas ficavam vendo aula pelo celular, no computador e com esse danado desses fone de ouvido. E para piorar, aquele que fica dentro interno, ele é pior ainda. E para usar no máximo duas horas por dia e com o volume abaixo da metade”, disse.
A fonoaudióloga afirmou que a perda auditiva por conta desses aparelhos é irreversível, assim como o cuidado e a prevenção devem ser de suma importância para essas pessoas.
“As pessoas devem tomar muito cuidado com as crianças que ficam o dia todo com o fone de ouvido. Gente, esse tipo de perda auditiva, ele é irreversível, não volta mais. E começa assim a pessoa começa a ter zumbido também, além de não entender direito o que as pessoas falam. Por isso, é muito importante um acompanhamento fonoaudiológico e fazer exames auditivos regularmente, para um diagnósticos precoce para que no futuro não tenha complicações”, explicou.
Assista a este e outros assuntos neste super podcast através do link