Durante uma fiscalização da Vigilância Epidemiológica, em Cruzeiro do Sul, duas pessoas positivas para a Covid-19, que deveriam ficar em casa, isoladas, foram flagradas no meio da rua, descumprindo as recomendações dos médicos e das autoridades públicas.
Segundo a secretaria, os dois são homens: um deles estava em uma motocicleta, e foi notificado pelos ficais; o outro, em um veículo, conseguiu fugir, mas foi identificado pela equipe momentos depois. A prática da dupla colocou em risco dezenas de pessoas.
A chefe do setor de arrecadação e coordenadora dos fiscais de tributo, Valéria Messias, contou à TV Juruá, em entrevista, que os dois pacientes com Covid-19 foram identificados na barreira montada na Avenida Mâncio Lima, no Centro da cidade. O caso foi registrado na polícia e teve informação enviada ao Ministério Público.
FISCALIZAÇÃO - Foram montados três bloqueios fixos, sendo um na Avenida Mâncio Lima e dois na área Central, próximos a Praça de Táxi e a Praça de Alimentação. Nos locais, os fiscais paravam todos os transeuntes, afim de verificar se tratavam de pessoas infectadas, ou que não faziam o uso da máscara de proteção, conforme estabelecida a obrigatoriedade através dos decretos Municipal e Estadual.
Além das barreiras fixas, foram realizadas fiscalizações itinerantes em comércios, na área central, no mercado público, no ponto onde circulam caminhões da zona rural, dentre outros. A operação acontecerá pelos próximos 15 dias, em horários e locais diferentes.